Home > Sobre

Quem Somos…

A InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário é uma associação sem fins lucrativos constituída a 29 de Março de 2012, que tem como objetivos principais: Apoiar crianças e jovens, Apoio à  família e apoio à integração social e comunitária.

Secundariamente, a Associação propõe-se desenvolver os seguintes objetivos: Proteção dos cidadãos na velhice e invalidez em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho; Promoção da saúde e Promoção da igualdade do género, prevenção e combate à violência de género.

Visão | Missão | Valores 

A InPulsar tem como visão consolidar o seu papel de Instituição de referência no âmbito da intervenção social criando respostas sociais inovadoras junto da comunidade local.

A missão da InPulsar é contribuir para a inclusão social e económica de populações em situação de vulnerabilidade e exclusão social numa perspetiva de proximidade e de envolvimento das populações, centrando a sua intervenção no cidadão e nas capacidades da própria comunidade. Pretende promover a dinâmica, as competências e o “pulsar” das comunidades envolvidas, através de metodologias participativas e promotoras de empowerment, abordando os problemas e soluções de forma integrada e articulando vários conhecimentos transdisciplinares.

A InPulsar orienta-se pelos seguintes valores institucionais:

  1. Equidade – atuar com transparência e no sentido de contribuir para uma sociedade mais justa e equilibrada, cientes que só através de uma cidadania responsável se alcança a melhoria das condições de vida.
  2. Articulação e Participação – privilegiar o trabalho em colaboração e articulação com outras entidades e promover a participação e envolvimento das populações na tomada de decisões sobre a sua vida.
  3. Inovação e Impulso – privilegiar respostas inovadoras e criativas, assumindo possíveis riscos sem comprometer a continuidade e sustentabilidade da sua ação. Entendemos que o entusiasmo e a paixão são fundamentais para envolver todos os intervenientes locais.
  4. Responsabilidade – atuar com respeito pelos direitos dos outros e da comunidade envolvente.
  5. Flexibilidade – criar um ambiente aberto à mudança e a novas ideias, dando respostas adaptadas aos desafios que nos propomos.

Documentos Institucionais

Apoios