Home > Projetos > Projeto Giro ó Bairro
image

Em 2013 iniciou, com o apoio do Município de Leiria, o “Giro ó Bairro”: projeto de intervenção comunitária no Bairro Social Cova das Faias, direcionado para famílias ciganas. Em 2017, este projeto passa a ser financiado pelo Programa Parcerias para o Impacto – Portugal Inovação Social e passa a ter uma vertente de inclusão social através da música.
O Giro ó Bairro é uma iniciativa que visa promover a inclusão social de criança, jovens e famílias do Bairro Cova das Faias através de uma estratégia que combina a mediação comunitária e a arte. O Giro ó Bairro visa dotar os participantes de competências pessoais e sociais (relacionais, comportamentais e cognitivas) que fomentem a sua autonomia, sentimento de pertença e que sejam capazes de gerar uma mudança social.
Como factor de inovação, o Giro ó Bairro utiliza a música como instrumento facilitador e promotor da inclusão social, através da aprendizagem de um instrumento e da formação de uma orquestra (que exige cooperação, trabalho de equipa e entreajuda).
A iniciativa alicerça-se em três fases (bairro – a ponte – comunidade) que contribuem para a crescente inter-relação do bairro/ comunidade local, suscitando uma aproximação crescente e desconstrução de preconceitos. Neste processo de crescente autonomia salientamos como marcos (Milestones), as apresentações públicas em que os participantes dão conta do trabalho desenvolvido (bairro-comunidade/ comunidade-bairro) e do espectáculo final da orquestra criado especialmente para o efeito.
Em síntese, o Giro ó bairro aposta em elementos diferenciadores, como o envolvimento e participação dos intervenientes, mediação, envolvimento das famílias e assume-se como uma resposta inovadora, por cruzar intervenção com comunidades cigana e estilos musicais considerados eruditos.


Faça uma Doação para esta causa

Transferência Bancária

Se desejar realizar o seu donativo por transferência bancária, utilize os seguintes dados:

Nome: InPulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário
Agência: Caixa de Crédito de Leiria
IBAN: PT50518000010000011735504
SWIFT/BIC: CDCTPTP2

Pagamento por Cheque

Se desejar realizar o seu donativo por cheque, utilize os seguintes dados:

InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário
Sede | Rua Dr. Luís Silveira Charters de Azevedo, Nº3, 2.º
2410-022 Leiria
Portugal