Home > Projetos > Sob o Mesmo Céu – projeto em vigor

Nascimento do Projeto:

Sob o mesmo Céu, é um projeto promovido pela InPulsar que iniciou em janeiro de 2019 e terá o seu término em dezembro de 2021. Tem como público-alvo 40 crianças/jovens, com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos de idade, residentes na Urbanização Quinta do Alçada, União de Freguesias de Marrazes e Barosa, Leiria.

É um projeto complementar ao Redes na Quint@-E7G, sendo financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, edição 3.

Parceiros Artísticos:

Colectivo TIL – Arquitetura

Casota Collective – Audiovisuais

Projeto Uivo da Riscas Vadias – Associação Artística, Cultural, Social e Desportiva Artes Plásticas

Parceiros Institucionais, de Comunicação e Outros:

AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes

Agrupamento de Escolas de Marrazes

Câmara Municipal de Leiria

Escola das Emoções

Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

Festival A Porta – Flamingo Imbatível Associação

Jornal de Leiria

União das Freguesias de Marrazes e Barosa

Descrição do Projeto:

Sob o mesmo Céu foca-se na comunidade e visa ampliar políticas de desenvolvimento social e de atuação no espaço público, procurando repensar espaços como lugares de encontro, de integração entre as pessoas, de formação e de construção de cidadania. As práticas artísticas multidisciplinares: arquitectura, áudio-visual e artes plásticas surgem como veículo de combate aos problemas sociais identificados no território de intervenção.

Pretende-se assim promover as competências sócio-emocionais e o sentimento de pertença dos participantes diretos, através de intervenções coletivas no espaço comunitário, baseadas numa prática artística multidisciplinar, tornando-o um espaço participado de e para todos. Uma vez que se trata de uma zona de intervenção situada na periferia da cidade de Leiria e que este espaço está associado a algumas representações sociais negativas; o reforço/realce da identidade multicultural no Bairro irá permitir a existência de uma imagem mais apelativa ao exterior, estabelecendo pontes para o diálogo intercultural. Os participantes diretos serão convidados a discutir questões sobre o território e sobre como o espaço público pode ser aproveitado e de que forma pode ser útil e servir às necessidades da população residente. A partir daqui, as instalações, exposições e obras artísticas produzidas serão pensadas em conjunto, criando um elevado grau de apropriação e desenvolvendo competências pessoais, sociais e emocionais.

O projeto Sob o mesmo Céu é uma proposta de transformação social/física de um território profundamente descaracterizado, a urbanização Quinta do Alçada, Leiria, tendo como principais intervenientes as crianças e jovens que habitam o lugar. Através de uma prática artística multidisciplinar (Arquitectura, audio-visual, artes plásticas) trabalha-se o sentido crítico e poder transformador da comunidade sobre o sítio que habita, construindo em e para a comunidade. Num lugar onde a população vem de contextos e culturas muito diferentes, potencia-se a multiculturalidade como matéria prima para a experimentação, trabalhando com diversos materiais e processos criativos. Capacitando os intervenientes para pensar e intervir no bairro, fortalece-se o sentimento de pertença a uma comunidade ao mesmo tempo que se processa uma melhoria do espaço comum.

 

Equipa Técnica Permanente:

Tânia Marques – Coordenadora do Projeto / Técnica Superior de Serviço Social

Direção Artística:

Guilherme Garrido

 

Horário de Funcionamento:

Sábados das 9h às 13h

 

Contatos:

E-mail Coordenação: sobomesmoceu@inpulsar.pt

Telemóvel: 911 866 053

Morada: Rua Pedro Álvares Cabral, nº17, r/c B, Quinta do Alçada – Marrazes, 2415-825 Leiria

Facebook: Sob o Mesmo Céu


Faça uma Doação para esta causa

PayPal

Transferência Bancária

Se desejar realizar o seu donativo por transferência bancária, utilize os seguintes dados:

Nome: InPulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário

Agência: Caixa de Crédito de Leiria
IBAN: PT50518000010000011735504
SWIFT/BIC: CDCTPTP2XXX

Pagamento por Cheque

Se desejar realizar o seu donativo por cheque, utilize os seguintes dados:

InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário
Sede | Rua Dr. José Gonçalves LT 11 – LJ 15 B, 2410-121 Leiria, Portugal