Nascimento do projeto:
Portugal foi um dos Estados-membros a comprometer-se a acolher e integrar 500 dos cerca de 5500 Menores Não Acompanhados nos campos de refugiados da Grécia, em resposta à pressão migratória e à sobrelotação destes campos, ao abrigo do Programa de Recolocação.
O Aqui Mundos surgiu como uma das respostas de apoio a esse compromisso e pretendia abranger 20 Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (JENA), nacionais de países terceiros (fora da UE). Foi um dos oito projetos nacionais aprovados e financiados ao abrigo do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P., tendo decorrido de setembro de 2021 a dezembro de 2022.
A partir de janeiro de 2023, o Aqui Mundos celebrou um Protocolo de Cooperação com o Instituto de Segurança Social, tendo passado a intervir não só com JENA, mas também com jovens de nacionalidade portuguesa, com medida de promoção e proteção de autonomia supervisionada. Geralmente, esta medida é subsequente a uma medida de acolhimento residencial
Objetivos
Geral: Promover a integração e autonomia de vida de Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (JENA) requerentes de proteção internacional que entraram no espaço europeu sem família, bem como de jovens nacionais, através de uma intervenção profunda de acompanhamento e supervisão.
Especifico: Desenvolver, reforçar e consolidar competências pessoais, emocionais e sociais dos jovens, necessárias à gestão das diversas dimensões da sua vida, com vista à aquisição de autonomia e plena integração.
Descrição do Projeto
O projeto” Aqui Mundos” incorpora ações de acompanhamento especializado e promoção da integração e autonomia dos jovens em território nacional, concretamente no distrito de Leiria, após período de permanência em casas de acolhimento. O projeto acompanha ainda JENA vindos diretamente dos campos de refugiados da Grécia, ao abrigo do protocolo de recolocação voluntária.
Mais recentemente, a equipa começou a acompanhar jovens de nacionalidade portuguesa, vindos de casas de acolhimento, de modo a promover a sua autonomia de vida.
Prevê ações para construir, executar, avaliar, rever e ajustar os Planos de Intervenção Individuais dos jovens acompanhados, num processo permanentemente colaborativo, com apoio e ativação da rede de parceiros locais.
A intervenção do “Aqui Mundos” desenvolve-se em torno de 3 eixos principais de atuação:
– Intervenção com os jovens;
– Capacitação e supervisão da equipa;
Parceiros
-
Apoios e Parcerias
- ISS (Instituto da Segurança Social)
- UREP
- ComParte
- ISS
- Centro de Saúde Gorjão Henriques
- Clínica Morgado (toda a In
- União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
- EAPN Portugal / Núcleo de Leiria
Equipa Técnica Permanente
- Carolina Cravo – Coordenadora / Psicóloga
- Emanuel Pestana – Técnico / Assistente Social
- Maria Vieira – Técnica / Educadora Social
Contatos
E-mail:
Telemóvel:
Morada: Rua Dr. José Gonçalves LT 55 – LJ 3 PISO -1, 2410 – 121 Leiria
Facebook: InPulsar- Associação Para O Desenvolvimento Comunitário
Instagram: _inpulsar_