Nascimento do projeto:
O Morada Certa – Leiria Housing First surgiu do conhecimento e experiência acumulada da InPulsar, junto das pessoas com consumos de substâncias psicoativas e pessoas em situação de sem-abrigo (PSSA) da cidade de Leiria e da vontade contribuir para a visibilidade e resolução deste problema.
Assim, em 2016, com o objetivo de dar visibilidade a este problema na cidade de Leiria, foi criada uma exposição designada: Leiria Sem Tecto Retratos da Invisibilidade ( que retrata os locais e as situações em que estas pessoas vivem/ viviam na cidade de Leiria), e iniciou-se um trabalho de pesquisa sobre novas abordagens de intervenção, como é caso do modelo Housing First.
Desta forma, o Morada Certa teve início em 2019, com o apoio do Município de Leiria, com um projeto piloto dirigido a três pessoas em situação de sem abrigo (PSSA). Face aos resultados desta primeira fase, em 2020, foi possível iniciar o processo de disseminação e alargamento desta resposta para 15 PSSA, primeiro com o apoio do Grupo Lusiaves, uma empresa privada, que iniciou um apoio inédito de financiamento de projetos desta natureza, e seguidamente com a assinatura de um protocolo para a constituição de Equipas Técnicas de Suporte e Acompanhamento a Utentes em Contexto Habitacional “Housing First”.
Descrição do Projeto:
O Morada Certa – Leiria Housing First proporciona o acesso direto a uma habitação individualizada, estável e integrada a pessoas que se encontrem a viver em situação de sem-abrigo na cidade de Leiria. Trata-se de uma resposta inspirada no modelo “Housing First” que garante, para além do acesso a uma habitação, um conjunto diversificado de serviços de suporte, flexíveis e individualizados, nos seguintes domínios:
– gestão e manutenção da casa (organização doméstica, confeção de refeições, compras);
– organização da vida quotidiana (gestão do dinheiro; fontes de rendimento, atividades);
– Obtenção de documentação e proteção social (prestações sociais);
– Mediação nas relações familiares, de vizinhança e com a justiça;
– Apoio na utilização dos serviços de saúde (saúde física e mental);
– Desenvolvimento de projetos escolares, de formação profissional ou de emprego;
– Desenvolvimento de atividades na comunidade e de cidadania.
Os participantes contribuem com 30% do seu rendimento mensal.
Parceiros:
Câmara Municipal de Leiria
Grupo Lusiaves
Instituto de Segurança Social
União de Freguesias Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
Equipa Técnica:
Lisete Cordeiro – Coordenadora do Projeto
Bibiana Pedrosa – Assistente Social